99% natureba.



Na minha casa não se usa detergente, só sabão de côco raspado. Não compro alimentos em bandejas de isopor e, sob hipótese nenhuma, sacos de lixo (no lugar, uso as poucas sacolas plásticas trazidas do supermercado). Procuro comprar alimentos de produção local, evito comer carne às segundas-feiras (mas veja bem, eu gosto de carne), sou amiga da soja e de proteínas alternativas. Refrigerantes? Só em caso de sanduíche, pizza ou ressaca da braba.

Sou mulher, adoro fazer umas comprinhas, mas livros de sebo são sempre mais interessantes que os novos, porque têm um passado para contar além da própria história. Por questões de conveniência, vou a pé pro trabalho. Trocaria, tranquilamente, uma viagem de primeira classe por outra de trem e um apartamento à beira-mar por uma casa com uma horta e muitos cachorros. Procuro não gastar com coisas que não preciso, apesar de ser difícil, nem vou deixar que meu(a) filho(a) seja criado(a) querendo mais do que pode ou do que dever ter.

Tudo isso foi pra dizer que uma vez recebi um site enviado por uma grande amiga do Rio com fraldas lindíssimas de tecido que super combinam (como ela mesma fala) com essa filosofia ecológica. Eu catei para colocar aqui mas não achei, então vão outros. São todos muito legais, mas não tem quem me faça lavar 10 fraldas de tecido por dia, ok? Prometo não deixar a torneira aberta enquanto tomo banho nem a luz acesa em ambientes vazios, para compensar.

Fralda de Pano
Colorida Vida
Planeta Sustentável

12 comentários:

Ivana de Souza disse...

Máfelha, ninguém, por mais natureba que seja nessa vida, merece lavar fraldas na quantidade e velocidade que sujam. Fé na humanidade e na ciência, que logo vai inventar umas descartáveis biodegradáveis. Enquanto isso, a gnete pede perdão oa Greenpeace mesmo.

julisboa disse...

ouxe, e num é? a não ser que você seja rica e tenha 3 empregadas em casa para fazer isso por você. o que não é, mesmo, o meu caso.

silvia disse...

ô, colegas, mas vai pra máquina, é facinho.

é sério, você vai tirando e deixando num baldinho, junta uns dois dias, joga na máquina e voilá.

Malu Allen disse...

Concordo com Sil!
É fácil, não dá esse trabalhão todo não. O pesado quem faz é a maquina mesmo. E em Recife, deve ser um luxo, rapidinho seca!

E é tão aliviante não ver aquela quantidade de fralda indo pro lixo!

Beijocas!

julisboa disse...

e no quesito higiene, mulherada? as de pano não aumentam os riscos de infeção?

julisboa disse...

infecção. =P

silvia disse...

infecção como assim, ju?

julisboa disse...

porque as fraldas descartáveis absorvem melhor o xixi e tudo mais. as de pano mantém o bebê mais em contato com o que ele faz. isso não pode provocar assaduras com mais facilidade ou qualquer outro tipo de infecção?

Ivana de Souza disse...

e no comecinho, primeiros meses, as roupas do bebê se lava na mão, separada do restante da galera, até o varalzinho é exclusivo... pelo menos foi assim que me ensinaram. Não procede?

Malu Allen disse...

Ju, esse lance de que o bebê fica seco e que a fralda descartável absorve mil vezes os mil xixis, é a maior lenda publicitária (hahaha)!!! Dependendo da fralda, você vê a umidade na pele do baby.

Quando é cocô, sendo descartável ou de pano, tem que trocar na hora. Xixi é mais relax, dá pra esperar juntar mais alguns. A minha impressão é que com a de pano, o pano absorve de verdade o xixi. Às vezes fica úmido(dependendo da cobertura interna da fralda também, eu tenho umas com tecido dry-fit (uia) que não fica nem úmido), mas o líquido tá todo na fralda. Eu particularmente acho que fica menos abafado para a pele do bebê.

Claro que você tem que trocar com mais frequência. Ainda mais se o bebê for reclamão de fralda suja/molhada. (O meu, nem cagado reclama, bichinho! hahaha mas eu troco em média de 2h em 2h, mesmo assim!!)

As fraldas ficam de molho até juntar um ou dois dias e depois vão para a máquina direto.

Ju e Ivana, nunca lavei uma roupinha na mão... nem tem varal exclusivo... vai tudo pra máquina, com sabão de coco, e varalzão da casa mesmo. Só não misturo as roupas do bebê com as outras.

Dá mais trabalho usar de pano? Um pouquinho... mas entendendo o processo e organizando a rotina, não é nada demais perto da trabalheira normal de um bebê pequeno. E olha que eu não tenho empregada, diarista, cozinheira nem nada. Somos só nos dois na rotina da casa!

Beijão enorme!

julisboa disse...

ah, balu, sendo assim quem sabe. vou pensar no assunto. ;)

silvia disse...

eu compartilho.

matias também não reclama de nada nunca. o único problema que eu tive foi que ele ficou um tiquinho assado, mas era resto de sabão, e aí diminuí a quantidade e pronto.

o genial mesmo, pra mim, é colocar um pouquinho no sol pra tirar a mancha amarela e depois pra tirar o resíduo do sabão, porque é 2 minutos só no sol e resolve tudo, mas aqui quase nunca tem sol, né, e não tô deixando de usar por isso.

eu uso das gringas, que crescem junto com a criança, então nem tive que comprar muitas. pode parecer caro no começo, mas de você contar a quantidade de fralda descartável em quase 3 anos de vida, nem se compara.

acho que pro bumbum da criaturinha a fralda de pano é bem melhor que a descartável.

beijos.